Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
12/05/2011

Qual é o meu período fértil?

O período fértil, ou seja, o intervalo de tempo no qual há chance de engravidar se dá em torno de 4 dias antes até o dia da ovulação inclusive. (Isso é muito variável, se você não quiser engravidar deve usar um método contraceptivo seguro- pergunte ao seu médico)

Exemplificando, se você for ovular no dia 14, seu período fértil será do dia 10 até o dia 14, sendo que a chance maior de engravidar será exatamente no dia 14.

A ovulação é um evento fisiológico que acontece todos os meses, pelo qual um óvulo "sai" do ovário e é captado pelo trompa.

O dia da ovulção é variável de acordo com a duração do ciclo menstrual (veja dica anterior que esclarece o que é ciclo menstrual). Se você tem um ciclo regular, menstruando a cada 28 dias, o seu dia de ovulação será 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

O dia da ovulação coincide com a saída da maior quantidade do muco cervical, que vem a ser aquele "catarro" fluido, semelhante à clara do ovo.

Aquelas mulheres que menstruam do modo irregular, por exemplo a cada 3 meses ou mais, ou que nem menstruam podem não estar ovulando.