Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
28/03/2011

Toda Mulher deve tomar Hormônios na Menopausa?

O uso de hormônios no período do Climatério  também conhecido como Terapia de Reposição Hormonal não é uma receita de bolo, isto é, não é o mesmo remédio para todas as mulheres, devendo ser sempre individualizada.

Tudo dependerá da severidade dos sintomas apresentados pela mulher, que poderá ter: calores, insônia (devido aos calores noturnos é comum o famoso cobre e descobre durante a noite), irritabilidade, depressão, dor nas relações sexuais, diminuição do desejo sexual  e vários outros que sem dúvida pioram sobremaneira a qualidade de vida nesse período.

Deve-se avaliar se há contraindicação para o uso desses medicamentos, como por exemplo: história de câncer de mama familiar, passado de trombose, doenças do fígado, dentre outras.

É importante observar a vontade da mulher, se deseja ou não tomar hormônios.

A presença ou não de Osteoporose é outra condição a se analisar, pois esses hormônios "fortalecem" os ossos, evitando as fraturas osteoporóticas.

Hoje existem vários tipos de hormônios, em forma de comprimidos, gel adesivos, com componentes e dosagens diferentes que devem ser adequados para cada caso e o objetivo é usá-los pelo tempo suficiente para a melhora dos sintomas e consequentemente da qualidade de vida da mulher.

Por fim, como o uso de toda medicação em Medicina, deve ser avaliado pela balança do Risco- Benefício, para cada mulher em questão.