Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
28/02/2011

Cisto no Ovário?

Cisto é como é chamado qualquer coleção de líquido em nosso organismo envolvida por uma membrana. Por exemplo pode haver cisto no RIm, Fígado, Pâncreas, Mama, etc.

Os ovários da mulher são órgãos bastante dinâmicos, respondendo aos estímulos hormonais no decorrer do ciclo menstrual. Com efeito, todos os meses o ovário produz um óvulo que irá ser liberado por volta de 14 dias contando a partir do primeiro dia da mesntruação. Caso não ocorra a gravidez, daí mais 14 dias uma nova menstruação ocorrerá. Tudo isso é o que chamamos de Ciclo Menstrual.

São bastante comuns os Cistos nos Ovários, que são detectados pela ultrassonografia, podendo causar dores no baixo ventre e aumento do abdome.

A maioria dos cistos ovarianos são ditos FUNCIONAIS, ou seja, são fisiológicos, normais, desaparecem espontaneamente e não carecem de qualquer tratamento cirúrgico.

Mas existem cistos que podem crescer e há aqueles que consistem até mesmo em Câncer de Ovário.

De acordo com as características dos cistos analisadas pelo ultrassom é que se determina o tratamento dos mesmos. O seu ginecologista é que irá avaliar o correto tratamento e seguimento desse achado.