Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
20/02/2011

Saúde Pública: Gravidez não planejada!

A escola é reconhecidamente uma ponte para a ascensão social, um instrumento para se mudar do patamar social do quais os pais e as gerações antecedentes vieram.

A escola é o canal para a pessoa melhorar de vida!!!

Todavia, muitas vezes, adolescentes de tenras idades são surpreendidas por uma gravidez não planejada, que ocorre por falta de informação, por descuido, por não acreditar, por estar sob o efeito do álcool e das drogas e não raramente pelo pensamento mágico dessa fase de vida, segundo o qual a menina quer a gravidez achando que com isso sua vida melhorará, que será mais valorizada, que ficará livre de sua família desestruturada ou até mesmo para "segurar" o namorado.

Ledo engano, a gravidez sem planejamento, no mais das vezes interrompe o futuro da menina, é a grande vilã da evasão escolar, ceifa sua ascensão profissional e traz ao mundo um novo ser sem as condições ideais, sejam materiais ou afetivas.

Pesquisas são claras em mostrar que quanto maior o número de anos na escola,  menor é a chance de gravidez na adolescência (antes dos 18 anos), que no Brasil chega em até 20% das grávidas em algumas regiões.

Portanto é imprescindìvel a informação, a melhora da educação pública, o popularização do uso, desde a primeira relação sexual, da camisinha.

Devendo-se sempre reforçar a chamada dupla proteção de métodos contraceptivos, ou seja, além da pílula anticoncepcional, associar a camisinha em toda relação sexual. Assim a gravidez não planejada será bem menos frequente e as doenças sexualmente transmissíveis mais evitadas.

(Leia dica sobre: "Como usar Pílula do Dia Seguinte", em postagem anterior)