Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
19/02/2011

Endometriose?

O útero é um ógão localizado no baixo ventre feminino, tem o formato e o tamanho de uma pêra, tem paredes musculares e sua camada de revestimento interna, como se fosse um "tapete", é chamada de ENDOMÉTRIO.

O Endométrio cresce alo longo do ciclo menstrual para receber o embrião após sua fertilização que ocorre na trompa uterina.

Caso a mulher não engravide, o endométrio "descama" e sai pelo canal vaginal. Esse conteúdo eliminado nada mais é do que a menstruação.

Pois bem, ENDOMETRIOSE é o crescimento do tecido do endométrio em outro local, por exemplo nas Trompas, nos Ovários, na Bexiga, nos Intestinos, etc.

Os dois clássicos sintomas da mulher que tem endometriose são: dor pélvica (incluindo as cólicas menstruais fortes) e  Infertilidade (dificuldade de engravidar).

Portanto o tratamento da Endometriose se baseia primordialmente nas seguintes perguntas:  a mulher já engravidou?  pretende engravidar? tem prole estabelecida? (já tem todos os finhos desejados?).

A partir dessas respostas é que o tratamento será proposto. Basicamente o que se objetiva é a gravidez, o fim ou a amenização das dores e a prevenção do retorno da doença.