Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
18/02/2011

Dor na relação sexual?

A dor durante a relação sexual é chamada de Dispareunia, a qual se classifica em superficial e profunda.

Dispareunia Superficial: a dor ocorre ao longo do canal vaginal, geralmente na penetração do pênis, sendo comum quando há uma dificuldade de lubrificação vaginal (1) e nos casos de vulvovaginite, sendo a mais comum a Candidíase (2);

Dispareunia Profunda: a dor é localizada no fundo da vagina e reflete no baixo ventre (no "pé da barriga"). Aqui as causas são mais variadas, podendo ser diversos problemas pélvicos, como: cistos ovarianos, endometriose, tumores uterinos, miomas, infecções pélvicas, gravidez nas trompas, dentre outras.

Certa dor durante a relação sexual, que não seja tão forte, que seja esporádica, que varie de acordo com a posição dos parceiros ou com a fase do ciclo menstrual, na maioria das vezes é normal. Mas na dúvida seu ginecologista deve ser consultado.

(1) a falta de lubrificação vaginal é comum quando a mulher não tem desejo sexual, não está lubrificada (excitada) ou após a menopausa, quando a vagina se torna atrófica e seca (aqui o uso de cremes hormonais melhoram as dores);

(2) sobre Candidíase Vaginal leia dica postada anteriormente;