Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
12/02/2011

Sinais de alerta durante a gravidez

A gravidez não é doença mas é um período no qual o corpo da mulher passa por várias mudanças fisiológicas, com sobrecarga em vários órgãos.

A grávida tem vários sintomas desagradáveis que muitas são normais, mas que podem simular doenças. Na dúvida o seu obstetra é que irá esclarecer se o que você está sentindo é normal ou se é alguma alteração realmente relevante, diante da qual alguma conduta deva ser tomada.

Cito alguns sinais e sintomas, de acordo com a fase da gestação, que julgo serem importantes, ou seja, que motivam uma consulta médica:

A) Nos primeiros 3 meses: dores abdominais fortes, tonturas, sangramento vaginal, vômitos em grande quantidade e febre alta;

B) Após o quarto mês: febre alta, dor lombar, dor de cabeça forte, sangramento vaginal, perda de líquido vaginal, dores abdominais fortes e repetidas, tonturas, desmaios, alterações visuais, dor na perna forte, batedeira no peito e falta de ar, dentre outros.

IMPORTANTE: foram apontados apenas como exemplos estes sianis e sintomas; ante qualquer dúvida você deve entrar em contato com seu médico, que irá examiná-la e poderá esclarecer o caso.

Parto Nomal ou Cesária? Veja logo mais nos próximos "posts".