Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
10/02/2011

Você sabe tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte, melhor chamada de contracepção de emergência é um método contraceptivo de uso liberado pelo Ministério da Saúde que deve ser usado apenas de maneira eventual, esporádica, por exemplo quando ocorreu o ato sexual desprotegido ou a camisinha rompeu.

Porquanto possuir uma dosagem alta de hormônios não deve ser usado todo mês ou mais de uma vez no mês. Se a pessoa estiver tendo frequentes relações sexuais o correto é usar o anticoncepcional diariamente com a pausa mensal associado ao preservativo.

Como usar?

O mais rápido possível e de preferência até 12 (doze) horas após a relação sexual desprotegida, deve a mulher tomar a referida pílula, atualmente composta de apenas 1 (um) comprimido. (Pergunte ao seu médico o nome!).

Apesar de poder ser usada até 72 horas após a relção sexual, sua melhor eficácia em evitar a gravidez não planejada reside em ser tomada até 12 horas do coito desprotegido.