Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
08/02/2011

Anticoncepcional engorda?

Numa ampla análise publicada em "Cochrane Database of Systematic Reviews", pesquisadores revisaram dados de diversos ensaios aleatórios que comparavam contraceptivos hormonais com placebos (não ficou claro que tipo de controle de natalidade foi usado pelas participantes que tomaram placebos).

Não houve evidências, em nenhum dos estudos, de que mulheres usando os contraceptivos ganhavam mais peso do que o grupo do placebo.

Tais pesquisas são feitas da seguinte maneira, por exemplo: observam-se 200 mulheres dos 20 aos 25 anos de idade, 100 delas tomando uma determinada pílula anticoncepcional e as outras 100 tomando Placebo (Placebo é um comprimido que não contem qualquer medicamento, é como se fosse de farinha). No final do periodo se chega ao resultado da variação do peso. As pesquisas mostraram que a variação de peso, ou seja, o ganho foi semelhante nos dois grupos.

Conclusão: O mais provável é que o Anticoncepcional por sí só não "engorda!"

O  que de fato deve acontecer é que o avançar da idade, os hábitos alimentares, a diminuição do metabolismo e dos exercícios físicos é que resulta no ganho de peso e não o fato de tomar o anticoncepcional.

Portanto, para manter o peso, recomenda-se alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.