Nossa Missão: Ética na relação médico paciente

Desde 1998 atendendo pacientes de Passos e região na Área de Ginecologia e Obtetricia, Reprodução Humana (Infertilidade Conjugal) e Ultrassonografia Feminina, tendo como foco a satisfação da cliente, sempre pautado na ética e na boa relação médico paciente.

Blog do Dr. Fabian
04/02/2011

O DIU é abortivo?

Não, O DIU não é abortivo.

DIU é a abreviatura de dispositivo intra uterino, um método antinconcepcional de barreira que tem uma boa eficácia, ou seja, evita bem a gravidez, apesar de não ser 100% eficaz, como todo método contraceptivo. Em termos gerais pode-se dizer que até uma em cada 100 mulheres com o DIU engravida após um ano de uso.

Para ocorrer a gravidez o espermatozóide, com a ejaculação, cai no fundo da vagina, entra dentro do útero, "nada" até as trompas, e lá se encontra com o óvulo. De fato, a fertilização na espécie humana acontece na tuba uterina, depois é que o zigoto vai se multiplicando e "descendo" até útero para continuar se desenvolvendo até os 9 meses e o nascimento.

Em sua jornada até a trompa, o espermatozóide é interceptado, "imobilizado" pelo DIU e as substâncias que este libera, não deixando aquele alcançar o óvulo, não ocorrendo assim a gravidez. Portanto não é abortivo.